domingo, 21 de junho de 2009

Criando um site amigável para o Google

O Google possui um sistema de indexação que vasculha as páginas de sites e blogs, este sistema analise os códigos de seu site a procura de textos.

Portanto para que o indexador consiga trabalhar é necessário que ele tenha o caminho livre, que encontre textos em abundância e links dispostos de uma forma o orientar sobre as demais páginas do site.


O problema é que alguns sites foram construídos ou possuem partes que não são amigáveis ao indexador e o impede de realizar o trabalho de indexação.


Nestes casos o site acaba sofrendo, já que o conteúdo ou parte do conteúdo não são indexados e conseqüentemente não aparecem nos resultados das buscas.

Páginas protegidas por login
Páginas protegidas com senha não proíbem apenas o acesso de pessoas não autorizadas, mas também o indexador que não consegue acesso ao site.

Se você pensa em criar áreas protegidas por senha, evite proteger o site todo (muito comum em fóruns de discussão).

Animações em Flash
O indexador do Google sofreu várias melhorias como a capacidade de ler textos contidos em animações em Flash, porém o resultado ainda não é satisfatória.

Se você pensa em inserir animações em Flash em seu site, evite fazer isso com o menu de navegação, pois o indexador poderia não encontrar as demais páginas do site.

Se precisar adicionar animações em Flash, faça com moderação e evite criar o site todo em Flash caso seu foco seja uma boa disposição na busca orgânica.

Textos em imagens
O indexador do Google não consegue compreender textos contidos em imagens.

Portanto, se realmente precisar utilizar imagens no lugar do texto, faça com moderação, certificando-se de que existe texto suficiente no restante da página.

Use HTML
O indexador do Google é das antigas e gosta de HTML. Portanto é imprescindível que ao visitar uma página para indexar o conteúdo ele encontre textos e links em abundância escritos em HTML (ou qualquer outra linguagem que retorne em HTML quando a página é acessada).

Portanto se precisar criar menus de navegação em Javascript ou qualquer outra linguagem não amigável, sempre crie o mesmo menu utilizando HTML.

Nenhum comentário:

Postar um comentário